ouça este conteúdo
|
readme
|
O autor do estudo, Jorge Antônio Barros de Macêdo, afirma que as amostrar que ele coletou, em 1997, para a elaboraçao de sua tese de doutorado, possuíam trihalometanos ou THMs, resíduos considerados cancerígenos. Segundo ele, consumindo-se diariamente 2 litros de água com THM, durante 40 anos, as chances de se contrair câncer de bexiga é de 70% e após 60 anos, é de 100%.
Macêdo explica que os THMs sao resultantes da reaçao química de hipoclorito de sódio, usado na pré cloraçao, com ácidos húmicos e fúlvicos, derivados da decomposiçao de matéria orgânica, proveniente das margens ou do leito do curso d'água. Os THMs também foram encontrados em estaçoes de tratamento de água de Sao Paulo.
A soluçao para eliminar os THMs, segundo o pesquisador, seria trocar o hipoclorito de sódio (de origem inorgânica) por di-cloro-isocianurato de sódio (de origem orgânica) e utilizá-lo na fase pós cloraçao.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.