Automóveis Titulo
Penélope cor-de-rosa
Carolina Velloso
Da Hp Press
20/01/2005 | 20:46
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

Cada vez mais a ala feminina vem marcando presença nos eventos de tuning. E seus veículos sempre chamam a atenção nas mostras pois sempre trazem algo diferente do padrão adorado pelos homens. Embora ainda representam uma pequena parcela, elas garantem que têm bom gosto e que também entendem de veículos. A estudante e empresária Cecília Vereiski Monteiro, de apenas 19 anos, faz questão de defender a categoria e exibir seu Renault Clio 1.6l 16V, ano 2004, nos principais eventos do ramo.

Nada como um toque feminino para deixar um carro com visual nervoso e, ao mesmo tempo, delicado e bonito. Por dentro, os bancos não são de couro, mas de pelúcia cor-de-rosa. E estão sempre cheirosos e bem cuidados. Cecília é alérgica, portanto, utiliza produtos especiais e deixa a pelúcia sempre limpinha. Ela também leva no banco de trás vários bichos de pelúcia para enfeitar.

A esportividade também aparece no Clio. O volante, os pedais e as manoplas, tanto de freio de mão quanto de câmbio, são cor-de-rosa, todos produzidos pela marca Shutt. A estudante também colocou tapete de alumínio dianteiro e traseiro.

Para amplificar o som, foram instalados dois amplificadores e dois subwoofers Lighting Áudio. O aparelho de som que fica normalmente no carro é um simples com CD. "Mas quando tem evento coloco o DVD Alpine. Não deixo no dia-a-dia porque tenho medo de roubo ou furto. Não custa evitar", diz.

Externamente, a empresária conseguiu deixar seu Clio bastante personalizado. Ela  o comprou na cor branca já com alguns acessórios esportivos, como um pequeno aerofólio e farol de milha. Aos poucos foi

fazendo as modificações. Rebaixou, pintou os pára-choques de branco e colou o adesivo em cor-de-rosa e roxo, com estrelas prateadas.

Para inovar ainda mais, Cecília escolheu rodas aro 17’’. "Principalmente por causa disso é que não consegui colocar meu carro no seguro. Mas para mim vale a pena correr o risco", garante. Completando o visual, encontramos também néon externo e sneeze, utilizados apenas nos eventos.

O motor tem chip de potência, que aumenta poucos cavalos. "Acho suficiente. Não quero correr mais". Toda a modificação levou quatro meses para ficar pronta.

FEMINILIDADE – Curioso é o fato de a estudante não gostar da cor rosa. "Só escolhi esta cor para o meu carro porque é a única que deixa o carro totalmente feminino. As outras cores, como vermelho, azul e amarelo, servem tanto para mulher quanto para homem", afirma. É uma questão de identidade.

As mulheres vêm aparecendo cada vez mais no universo tuning. E isso é muito bom. Porém, para a empresária, existe muita rixa entre as próprias participantes dos eventos. "Principalmente por causa do preconceito. Tem muito homem que adora carros femininos nas feiras, mas alguns não aceitam de jeito nenhum". Ao mesmo tempo, Cecília é contra campeonatos com categorias só para mulheres. "Gostoso mesmo é ganhar de homem", diz.

A EMPRESA – A loja V Tuning existe há aproximadamente nove meses. A estudante e seu irmão, Michel, são os responsáveis por toda a parte de vendas, tanto na própria loja quanto pela Internet. "Não imaginávamos que daria tão certo nesse curto período de tempo", afirma Cecília.

Ela conta que sempre conviveu no mundo dos automóveis. Os pais e os avós têm lojas de autopeças. Foi daí que surgiu a idéia de montar a empresa Os irmãos gostam de tuning praticamente desde que o movimento surgiu. A estudante diz que o primeiro automóvel que personalizou foi um outro Clio, quando ela tinha apenas 15 anos e Michel, 17. Os pais foram viajar e eles aproveitaram para rebaixar o veículo e colocar rodas novas e insulfilm. A cor original, verde escura, foi mantida. "Deixamos o Clio totalmente nervoso. E nem deu tempo de meus pais reclamarem. Quando eles voltaram de viagem, aproveitaram que meu irmão já ia fazer 18 anos e deram o carro para ele de presente", conta.

Hoje, as vendas da V Tuning vão muito bem, obrigado. Segundo a empresária, 90% dos clientes do site não são do Estado de São Paulo. "Esta é a grande vantagem da Internet. Conseguimos alcançar praticamente o Brasil todo", diz Cecília, orgulhosa.

Veículo: Renault Clio 2004

Preparadora: Cecília Vereiski Monteiro

Motor original: 1.6 16V

Rodas: Aro 17’’

Faróis: originais

Lanternas: originais

Suspensão: Rebaixada

Bancos: revestidos em pelúcia

Manoplas e pedais: Shutt

Volante: Shutt

DVD: Alpine

Subwoofers: Lighting Áudio

Amplificadores: Lighting Áudio

Preparação: V Tuning (www.vtuning.com.br)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;