Política Titulo
Heloísa Helena faz discurso emocionado em depoimento de ACM
Do Diário OnLine
26/04/2001 | 17:18
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

Uma das figuras mais atingidas com o escândalo da quebra do sigilo do painel de votação do Senado desde que o caso foi revelado, na conversa gravada pelo procurador do Ministério Público Federal Luiz Francisco de Souza e divulgada pela revista IstoÉ e em uma nota do jornalista Ricardo Boechat no diário O Globo, a senadora Heloísa Helena (PT-AL) fez uma preliminar emocionada logo após a exposição inicial do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) em seu depoimento ao Conselho de Ética da Casa, nesta quinta-feira.

Admitindo ter um temperamento explosivo, “por vezes radical”, Heloísa Helena afirmou que, na qualidade de titular do Conselho de Ética, manteria a serenidade em sua inquisição a ACM. Mas durou pouco. Logo emocionou-se na defesa de seu voto contra Estevão e levantou a voz em diversas ocasiões.

A petista, que, segundo ACM contou aos procuradores após consultar a lista dos votos secretos, teria votado contra a cassação de Luiz Estevão, exaltou-se, atacou ACM e pediu a divulgação definitiva da relação de votos para provar, de uma vez por todas, que votou contra o então senador do Distrito Federal. “Não posso ser refém da memória de Vossa Excelência”, afirmou Heloísa, sobre a votação.

Heloísa disse estar sendo vítima de comentários jocosos sobre sua vida pessoal e política depois de ter seu voto supostamente contrário revelado e reclamou que todo o seu trabalho para cassar Estevão está sendo diminuído perante o poder de ACM junto aos meios de comunicação.

ACM, acuado, disse não entender a razão da antipatia de Helena por sua figura e defendeu o trabalho da senadora petista. “A senhora lembra que, na época, tínhamos uma relação pessoal”, afirmou, lembrando que manteve diversos diálogos com a senadora para articular a cassação de Estevão. “Sei muito bem da postura da senhora”, minimizou .

Respondendo às perguntas de Jefferson Peres (PDT-AM), o cacique baiano disse que a gravação divulgada pela IstoÉ foi “forjada” pelo procurador Luiz Francisco. ACM ressaltou que a qualidade da gravação não permitia identificar textualmente o trecho em que teria revelado o voto de Heloísa Helena. O senador alega que, na ocasião, usou a expressão "estão dizendo isso" sobre o suposto voto de Helena a favor de Estevão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;