Setecidades Titulo
Andreense está na final do 'Soletrando'
Tiago Dantas
Do Diário do Grande ABC
08/04/2010 | 07:50
Compartilhar notícia
Fernando Nonato/DGABC

ouça este conteúdo

Santo André está torcendo por Dener Luiz Silva, 12 anos. Morador do Jardim Irene, o garoto é o representante do Estado na final do concurso Soletrando, que será exibida ao vivo no programa Caldeirão do Huck, da TV Globo. Um ônibus sairá amanhã à noite da EE Américo Brasiliense, no Centro, onde o jovem estuda, e levará estudantes, professores e familiares de Dener ao Rio de Janeiro para assistir ao concurso.

"Acredito muito nele. Pra falar sinceramente, não foi nenhuma surpresa para mim ele ter chegado até a final. Espero que se saia bem desse concurso no sábado", diz o tecnólogo em processos de produção Diogo Honório Silva, 22 anos, irmão de Dener. Diogo é o único da família que ainda está em Santo André, já que seus pais estão no Rio de Janeiro com o finalista.

O encarregado de solda Luís Honório Silva e a dona de casa Maria de Fátima Honório Silva viajaram anteontem e estão hospedados em um hotel na capital carioca, a convite da emissora que organiza o Soletrando. "Eles são os maiores responsáveis pelos nossos estudos. Nossos pais sempre falaram que a educação é a base de tudo. Minha mãe tomava lição de mim e do Dener. Deu no que deu", conta Diogo.

Luís e Maria de Fátima nasceram no interior do Alagoas e se mudaram para São Paulo após casarem. Hoje, vivem com os dois filhos em um sobrado de paredes laranjas no Jardim Irene. São descritos como discretos e bons vizinhos por outros moradores.

O gosto pelos estudos não é exclusividade de Dener. Diogo sempre estudou em colégios públicos e chegou a ser o primeiro colocado no processo seletivo para o curso de Mecatrônica da ETE (Escola Técnica Estadual) Lauro Gomes. "A gente estuda junto ainda. Antes, até dava para competir nos livros. Mas agora não tem jeito. Ele me passou", brinca o irmão mais velho, orgulhoso.

"Estamos começando a estudar uma forma de produzir energia alternativa", revela Diogo. O quarto de estudos está cheio de livros dos mais variados assuntos: História, Matemática, Literatura. Na parede de outro quarto, há um quadro pintado com tinta guache por Dener.

Ano passado, o garoto foi vice-campeão da Olímpiada Brasileira de Matemática. Incentivado pela família, o adolescente estudou o dicionário e o novo acordo ortográfico. "Ele chegava da escola à noite e ficava estudando o dicionário com minha mãe até meia-noite", diz Diogo. E os elogios vêm até da diretora da escola: "É um aluno excepcional. Costuma ler muito e é calmo, disciplinado", opina Alice Marcelina Gaiarsa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;