Turismo Titulo
Caminho do Sol é a rota da fé brasileira
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
21/08/2002 | 18:46
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

O famoso caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, ganhou uma versão tupiniquim. Trata-se do Caminho do Sol, percurso de 240 km que liga as cidades de Santana de Parnaíba e Águas de São Pedro, passando por outros 11 municípios do interior paulista (Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Itu, Salto, Indaiatuba, Elias Fausto, Capivari, Mombuca, Saltinho, Piracicaba e São Pedro). A rota foi inaugurada no último dia 15 de julho, quando cerca 90 caminhantes partiram de Santana de Parnaíba levando uma imagem de São Tiago, trazida de Villafranca del Bierzo, na Espanha.

A estátua – que mede 1,20 m e pesa 120 kg – chegou em Águas de São Pedro no dia 25 de julho, quando são comemorados o aniversário do município e o Dia de São Tiago. Para abrigar a réplica, foi construído um santuário de pedra em homenagem ao santo no mini-horto da cidade.

Mas a imagem não é a única semelhança importada do trajeto europeu. Além da paisagem – formada por bosques, rios, plantações de cana-de-açúcar, fazendas do período colonial e geografia parecida com a da Galícia –, o percurso paulista traz o mesmo espírito de reflexão, autoconhecimento e misticismo que impera entre os peregrinos que cumprem o percurso espanhol, e com uma vantagem: a preços bem mais em conta.

A idéia de criar um Caminho de Santiago paulista veio do consultor José Palma, 52 anos, que completou o trajeto espanhol em 1996 e, ao voltar para o Brasil, sentiu falta de um lugar semelhante para caminhar. Começaram, então, as negociações entre as 13 cidades para a concretização do roteiro, que levou seis meses para ser desenvolvido.

Assim como na Espanha, os andarilhos receberão um passaporte, que garante descontos em hospedagem e alimentação – o gasto médio é de R$ 30 por dia –, e deverá ser carimbado em cada cidade por onde passarem. No final da rota, os viajantes que tiverem 13 carimbos na credencial receberão um certificado de conclusão do percurso após cerimônia realizada no novo santuário de São Tiago.

Inscrições

– A Secretaria de Cultura e Turismo de Santana do Parnaíba organiza caminhadas coletivas, com acompanhamento de monitores, para os interessados em realizar o Caminho do Sol. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelos telefones (0XX11) 4154-2377 ou 4154-5042.

Os próximos grupos partirão nos dias 28 de agosto e 16 de setembro. Mas se o peregrino prefere andar sozinho, a dica é ter paciência e esperar, pois os organizadores planejam liberar o circuito para pessoas solitárias até o fim do ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;