ouça este conteúdo
|
readme
|
A aranha constrói a teia com a fiandeira, uma parte do seu corpo que fica no fim do abdômen, onde há um monte de tubinhos dos quais sai uma substância líquida. Ao entrar em contato com o ar, essa substância endurece e se transforma em fio de seda.
Varia muito o tempo que cada teia demora para ficar pronta. Algumas aranhas tecem uma por noite e depois a destrói, enquanto outras mantêm a mesma por vários dias ou até meses, consertando-a sempre.
Para iniciá-la, a aranha se aproxima de um local que possa servir de base e expele a seda. Depois vai puxando os fios de dentro para fora, juntando-os no centro, onde fica para fazer raios e formar a teia.
Ela é muito esperta e faz dois tipos de teia. Um que gruda (para poder caçar os insetos, que ficam presos) e outro fio seco para que possa andar por ele.
Além de capturar sua comida, a teia tem outras utilidades. Serve para se refugiar dos predadores, como abrigo para a troca de pele, para reprodução (nesse caso o macho tece a teia para atrair a fêmea). Depois também serve para embrulhar os ovinhos contra os predadores e para que não sequem.
Outra utilidade é funcionar como guia para chegar onde deseja. A aranha deposita um fio de teia em determinado local e começa a andar. Caso se perca, pode voltar por ele, como se fosse um carretel de linha.
(Supervisão de Teresa Monteiro)
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.