ouça este conteúdo
|
readme
|
O mundo é formado por seis continentes: África, América, Ásia, Europa, Oceania e Antártida. Mas nem sempre foi assim. No início dos tempos, há 200 ou 540 milhões de anos, a Terra era formada por um único ‘supercontinente’ chamado Pangeia. Ele foi se dividindo lentamente até formar os pedaços como os que conhecemos hoje e vemos nos mapas.
Essa divisão aconteceu por causa do movimento das placas tectônicas, gigantescos blocos que compõem a camada sólida externa do planeta. São eles os responsáveis por sustentar continentes e oceanos. Atualmente, estima-se que a Terra tenha 12 placas tectônicas principais e outras subplacas menores.
O maior continente do mundo é o asiático, seguido pelo americano, africano, antártida, europeu e Oceania. O que separam as regiões são os oceanos, casos do Pacífico e Atlântico.
FENÔMENOS
A superfície terrestre é construída por placas que se movimentam. A ação ganha força com a liberação de energia vinda da crosta da Terra, geralmente por conta do choque entre as placas tectônicas, e é a causadora de terremotos e tremores passageiros. Dependendo da intensidade desse fenômeno, ele pode causar grandes destruições, com possibilidade de até rachar um continente.
Toda a movimentação na superfície é capaz de afetar os oceanos também, provocando os chamados sismos (ondas enormes conhecidas como tsunamis). São aquelas que chegam até as áreas continentais provocando caos nas cidades do litoral. Os continentes margeados pelo Oceano Pacífico e países como Japão, Filipinas, Indonésia, Nova Zelândia, Haiti, Estados Unidos e Chile são os mais ameaçados por terremotos ou tsunami.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.