Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Por que sentimos enjoo no navio?
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
29/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

Viajar de navio dá enjoo porque o corpo aparenta estar parado, no entanto, o labirinto (órgão dentro do ouvido) - que é sensível ao movimento das ondas - diz o contrário ao cérebro, causando o mal-estar.

Para entender melhor, você precisa saber que dentro do ouvido interno há um conjunto de órgãos chamado sistema vestibular. Lá fica o labirinto, no qual existe um líquido que ajuda a manter o equilíbrio. Isso acontece porque a substância se move a qualquer atividade que façamos. Assim, envia mensagens ao cérebro, informando a posição em que nosso corpo se encontra.

Quando a embarcação está em alto-mar, o líquido do labirinto desloca-se enquanto a visão dá a impressão de que estamos parados. As diferentes informações provocam confusão no cérebro. Desse modo, o organismo não consegue encontrar o ponto de equilíbrio.

Quando isso acontece, temos tontura e várias alterações dentro do corpo. O estômago contrai e aumenta a produção de suco gástrico (que digere alimentos), provocando sensação ruim e, às vezes, vômito. Em geral, a pessoa fica pálida e transpira frio.

Tudo é sintoma da cinetose, doença que ocasiona náusea em algumas pessoas quando andam em meios de transporte (carro, ônibus, avião, trem). Pelo mesmo motivo, tem gente que não pode ler dentro de veículos, pois precisa fixar o olhar nas letras que mexem enquanto o corpo está parado.

Náusea pode ter vários motivos

Há quem tenha aversão a determinado cheiro ou comida, como fígado, língua de boi e espetinhos de grilo (comuns na China). Quando sente o odor ou come o que não está acostumado, o corpo libera substâncias químicas, como dopamina e adrenalina, contrai o estômago e aumenta a produção de suco gástrico. Como é ácido, o líquido irrita e provoca enjoo.

A mesma reação ocorre ao ficarmos doentes; é um modo de o organismo combater vírus ou bactérias que o estão atacando. Em alguns casos, vomita-se, mas isso não acontece sempre. Doenças do estômago, como gastrite e úlcera, também causam náuseas. Já as grávidas têm o mal-estar por causa da alteração nos hormônios que acontece durante a gestação.

Bicho também passa mal

Os animais também ficam enjoados, principalmente os mamíferos porque têm organismo parecido ao dos humanos. Há cães e gatos que sentem náusea ao viajar de navio, carro e avião. Isso também ocorre por causa do labirinto que não encontra o equilíbrio. Nesse caso, o dono precisa dar remédio (igual ao que tomamos) que acaba com o mal-estar. Mas é preciso ir ao veterinário para saber a medicação e a dosagem correta. Homem e bicho também podem enjoar ao ficar doentes. Ao proteger-nos da doença, o corpo aumenta a produção de sucos gástricos, que irritam o estômago.

Saiba mais

Para não enjoar no carro, ônibus ou navio, evite comer muito antes de sair e ler ou jogar durante a viagem. Há quem diga que olhar para um ponto distante na paisagem e comer bala de gengibre também ajudam.

Quem sofre de enxaqueca (doença que causa forte dor de cabeça) e labirintite (afeta o labirinto) tem de evitar brinquedos de parques de diversão que giram e mexem muito; dão náuseas e podem provocar vômito.

Ao sentir enjoo tem-se a impressão de que vai vomitar. Há quem sinta pavor disso e se desespere. Esse medo exagerado chama-se emetofobia. Mas saiba que enjoar nem sempre significa que vai vomitar.

Se tiver enjoo constantemente, procure o médico, que saberá indicar o remédio e a dosagem correta para seu caso. Há diversos motivos que ocasionam náusea; por isso, é importante consultar o especialista.

Francisco Adelmo Alves, 11 anos, de São Bernardo, teve muito enjoo quando viajou de ônibus do Ceará para São Bernardo. "Passei três dias na estrada e comecei a sentir mal-estar e dor no estômago", diz. Desde então, o garoto gostaria de entender por que, às vezes, ficamos mal ao andar bastante de ônibus e outros veículos.

Consultoria do biólogo Guilherme Domenichell, da professora de Gastroenterologia Ethel Zimberg Chehter e do neuropediatra Rubens Wajnsztejn da Faculdade de Medicina do ABC




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;