Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Como é feita a fotossíntese?
Caroline Ribeiro
Especial para o Diário
21/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


A fotossíntese nada mais é do que o processo que as plantas realizam para conseguir se alimentar. Elas possuem pigmento chamado clorofila, que faz a captação da energia luminosa que vem do Sol. Essa substância fica armazenada dentro das células nas partes verdes das plantas, em geral, nas folhas. A luz captada fornece energia necessária para série de reações químicas que produzem os açúcares – elementos essenciais para as plantas se manterem vivas.

Nesse processo, também são utilizados o gás carbônico (absorvido do ar), água e sais minerais (como ferro, sódio, potássio, cálcio e magnésio), que elas obtêm da terra por meio das raízes. Tudo ocorre de maneira muito rápida e contínua. A fotossíntese é realizada durante todo o período que existe luz, só havendo uma pausa quando não há energia luminosa ou água.

Todos os vegetais, com exceção às conhecidas como ‘plantas parasitas’, passam por esse tipo de fenômeno natural, inclusive as aquáticas e as algas. Elas contam com pigmento que é responsável pela captura da energia solar e sistema químico (com enzimas dentro das células) para que possam fazer seu próprio alimento.

As algas, por exemplo, possuem vários pigmentos para receber a luminosidade que são diferentes dos existentes naquelas que vivem na terra, porque a luz é filtrada no ambiente aquático e depende da profundidade que a planta se encontra entre a superfície e o mar. Ou seja, cada caso é distinto e cada uma pode captar certa quantidade de energia.

Já as parasitas não fazem fotossíntese, pois se alimentam da seiva produzida por outras plantas. Elas utilizam uma estrutura chamada haustório, como se fosse um cabinho, dentro do vaso condutor da erva hospedeira e, assim, consegue ‘roubar’ o líquido recheado de nutrientes para si.

Pergunta do Gabriel Silva Nucci, 10 anos, de São Caetano, revelou que a questão apareceu durante uma aula. “Na escola estamos aprendendo que as plantas se alimentam da luz do Sol e eu fiquei pensando: ‘É como se elas comessem luz?’”, comenta o menino, curioso sobre os detalhes do processo da fotossíntese.

Consultoria de Rosemeire Apda Bom Pessoni, coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Metodista de São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;