Economia Titulo
IBGE anuncia revisão do sistema de contas nacionais para março de 2015
26/12/2014 | 19:01
Compartilhar notícia


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estabeleceu para março o anúncio da revisão do Sistema de Contas Nacionais Brasil, atualizando a base de dados para o período 2010-2011. A mudança deve promover alterações nos resultados anuais da atividade econômica até 2013. Além disso, os dados inéditos do Produto Interno Bruto (PIB) referentes ao 4º trimestre deste ano e ao consolidado de 2014 já serão conhecido no novo sistema - este anúncio está previsto para 27 de março de 2015.

A data representa uma espera maior do que o normal. Em geral, os resultados da atividade econômica de um quarto trimestre e do ano fechado são divulgados na última semana de fevereiro ou na primeira semana de março do ano seguinte ao de referência. O atraso, porém, já era previsto, diante da ampla revisão que vem sendo promovida pelo IBGE no Sistema de Contas Nacionais.

"Como desta vez temos o sistema novo, isso deve levar a uma mudança das datas, o que nós ainda estamos avaliando", já havia adiantado o diretor de Pesquisas do IBGE, Roberto Olinto, em novembro.

A mudança está sendo trabalhada pelo IBGE desde 2012. A divulgação terá de seguir uma ordem, em que primeiro saem os dados revistos das Contas Nacionais Anuais (o que está previsto para o mês de março, ainda sem data específica) e, em seguida, as informações das Contas Trimestrais, no dia 27 de março. "Para rever a série trimestral, tem de fechar as contas anuais", explicou Olinto em recente entrevista coletiva.

A mudança no Sistema de Contas Nacionais vai promover uma alteração no ano-base da série histórica. Hoje, a base é considerada o ano 2000, e com a atualização passará ao ano de 2010. O novo sistema também vai incorporar dados do Censo Agropecuário de 2006 e da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2008-2009. "Além disso, nós fizemos uma pesquisa específica de consumo de matéria-prima pela indústria, sobre matrizes de consumo", detalhou Olinto no mês passado.

A atualização também visa a incorporar as novas recomendações internacionais para sistemas de contas, publicadas em 2009 com referência ao ano anterior. Os países teriam o período de 2014 a 2016 para adotarem essas medidas. Uma dessas recomendações, exemplificou Olinto, é que os gastos com pesquisa e desenvolvimento (P&D), bancos de dados e softwares, e gastos com extração mineral passarão a ser contabilizados na Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, como os investimentos são calculados no PIB). No sistema atual, esses gastos entram na categoria de consumo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;